Close

Nossa História

O Lar Esperança de Porto Alegre, é uma instituição filantrópica fundada pelo casal de missionários suecos, Nils e Mary Taranger no ano de 1958, após terem a sua residência furtada. Descobertos os autores vira tratarem-se de adolescentes.

Enquanto o Pastor Nils (fundador da Instituição) descia as escadas da delegacia, ele prometeu a Deus fazer algo em prol das crianças e adolescentes abandonados. Assim nasce o escopo do Lar Esperança, começando a tomar forma em sua mente enquanto voltava para casa.

Deste modo surgiu no coração deste casal o desejo de abrirem uma casa aonde iria abrigar meninos oferecendo a eles um lar com amor cristão, e aonde eles seriam ajudados para não caírem na criminalidade.

No dia 06 de abril do ano de 1958 foi lançada a pedra fundamental e em 1960 o primeiro Lar para meninos foi inaugurado, em 1962 o Lar ampliou suas atividades passando a atender também meninas em regime de abrigo e em 1985 inaugurou a creche. Hoje o Lar Esperança está em pleno e regular funcionamento.

Possui atualmente em seu campus junto a rua Deodoro 250, uma área de 45.000m2 com aproximadamente 5.000 m2 de área construída. É uma entidade privada de Utilidade Publica com registro junto aos órgãos da Administração Pública. Ao longo dos anos, as suas atividades têm sido reconhecidas e aprovadas junto aos órgãos públicos, patrocinadores e a sociedade.

O Bairro Mário Quintana onde o Lar Esperança está localizado se transformou ao longo dos anos, a 2ª região mais carente de Porto Alegre, com o conseqüente crescimento da exclusão social, marginalidade e criminalidade.

Muitas crianças e adolescentes do Bairro Mário Quintana vivem num cenário de vulnerabilidade social, famílias desestruturadas e degradação, aonde muitas vezes a família busca através de trabalhos informais recursos para o sustento.

A grande maioria das crianças e adolescentes que vivem essa situação apresenta abandono escolar trazendo como conseqüência a permanência nas ruas dando início a atos infracionais, violência e aumento do trabalho infantil.

Considerando o nosso comprometimento com a proteção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente, nossas ações estão direcionadas para a reestruturação familiar. Nossa instituição visa atender crianças e adolescentes as quais vivem em situação de risco e vulnerabilidade social.

Hoje no campus do Lar Esperança estamos mantendo as seguintes medidas de proteção: Escola de Educação Infantil (Creche), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Acolhimento Institucional (Abrigo).

Nosso trabalho é fundamentado no respeito á dignidade entendendo que o educar como obra de fé, amor e esperança. Desejamos uma sociedade que respeite e defenda os direitos individuais e sociais da pessoa favorecendo o exercício da cidadania, almejando uma sociedade democrática e atuante.

Como somos uma entidade sem fins lucrativos está cada vez mais difícil manter este projeto social. Contamos com a ajuda de pessoas e empresas que queiram nos apoiar, pois acreditamos que a educação é a condição fundamental para o desenvolvimento do ser humano.

Seja você também nosso parceiro!